O II Fórum Comunitário do Selo Unicef marca a avaliação da sociedade sobre a implementação e resultados alcançados na atenção às crianças e adolescentes. Trata-se de um momento de devolutiva para a sociedade, sendo um espaço importante de fortalecimento da transparência e participação social no município. A realização dos Fóruns Comunitários é de caráter obrigatório para a certificação no Selo Unicef.
Durante esse Fórum, os municípios reúnem representantes da sociedade para que possam apresentar os resultados alcançados sobre as ações que foram propostas no Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, aprovado no I Fórum Comunitário. Nesse plano foram traçadas metas para as áreas da Educação, Saúde e Assistência Social, as quais ao longo desses quatro anos cumpriram atividades pré-estabelecidas pela metodologia do Selo Unicef.
É no Fórum Comunitário que a comunidade analisa a situação local das crianças e dos adolescentes, define ações em defesa da garantia dos direitos da infância e adolescência e monitora e avalia o impacto de projetos, programas e políticas sociais voltados à melhoria das condições de vida da população de zero a 18 anos incompletos, que devem ser coordenados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.
No contexto municipal, foi realizado o 2° Fórum Comunitário do Selo Unicef, nesta terça (18), no Auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, que teve como objetivo avaliar a implementação e os resultados do Plano Municipal pelos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.